quarta-feira

NOVA PROFISSÃO EM ANTONINA: APERTADOR DE TECLA F5

Lendo o artigo "Para o banquete dos morcegos", essa frase; (...) Na orgia de certos blogs e na sinistra árvore de comentários anônimos que os adornam (...) ninguém quer saber o que é verdade e o que é delírio; fez-me pensar, como esclarecer essa irresponsabilidade mídiatica para a população de internautas de Antonina, então foi a luta e pesquisei muito, e cheguei a essa conclusão, que lhes repasso, há fiz como um conto para que até os leigos em informática, a compreendessem.
Segue a "historinha do contador do Bacucu com Farinha"
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Foi fácil descobrir a maracutaia. Dias atrás, ainda curioso pela "alta rotatividade" do contador de acessos do marisco, resolvi observar o comportamento daquela "engenhoca" por algum tempo. Sem uso de nenhum recurso sofisticado, apenas fazendo-me valer das funções do Windows, ficou fácil deduzir como aquele "contador" se dedica em algumas horas ao seu papel de "ventilador".
Pois bem, acessei o pretencioso blog e anotei o número consignado no contador na ocasião da minha abertura. Em seguida, tão logo a página baixou integralmente, num espaço de mais ou menos 30 segundos, teclei F5. Esta função provoca uma operação chamada "reload", que significa "recarregar", "atualizar" a página do URL aberto. Esta operação é rápida, pois como bem sabe o amigo, cada vez que uma página da internet é descarregada em seu computador, os dados são armazenados no "cash local". Esta providência do sistema operacional visa a dar maior agilidade quando acessar novamente o mesmo endereço. Assim, o sistema apenas atualizará aquilo que foi mudado entre um acesso e o seguinte. O cara que bolou isto é um gênio, não acha?
Pois bem, no primeiro reload (F5) que fiz, o número do contador já tinha aumentado em 9 números. No segundo, mais 4, no terceiro mais 6, no quarto mais 13. Entre um F5 e outro calculei tempos distintos. No total, cronometrados, apliquei reloads subsequentes por aproximadamente 3 minutos contados a "tempo interrompido", assim como se cronometra partidas de basquete. A intenção era verificar a variação apenas enquanto meu acesso em particular estivesse ativo. Totalizei um avanço do contador na ordem de 67 acessos durante o tempo total que foi de 6 minutos e 18 segundos, momento em que apliquei o último reload para ter a contagem final.
Caríssimo, podemos concluir que Antonina tem mais uma atividade, ou seja, "Apertador de F5".
Não se espante: você pode criar um blog e contratar uma meia dúzia de amiguinhos ou parentes que não fazem nada, mas tem computador em casa, e pedir para que fiquem apertando F5 a tarde inteira. Enquanto isso, nas tuas horas vagas também abre a página e cronometra lá uns 15 minutos pra ver se a geringonça, que apelidei de "ventilador dos advogados", gira bem ou não gira.
É, meu amigo. Tem artista nessa terra capelista. Aliás, sempre teve não é mesmo?
Não existe mágica em informática. Depois, deve ser frustrante para quase 100.000 acessantes, não contados "usuário único", ler aquelas baboseiras tão mal escritas, cheias de erros de grafia, conteúdo pobre e auto propaganda enganosa.
Faça você também o seu teste. É bem capaz de no lado de lá o marisco "começar a acreditar que tem mais gente entrando".
Abraço.
Douglas Danilo Engelbart
Técnico em Informática